segunda-feira, 27 de julho de 2009

Twitter para iniciantes

O Twitter é uma rede social mas com propósitos diferentes de outras redes, como Orkut, Facebook e MSN. A idéia é você acompanhar (ou seguir, como eles mesmo chamam) pessoas que você admira, que tenha idéias afins ou que simplesmente você conhece. Um usuário do Twitter é sempre estimulado a postar o que ele está fazendo no momento ("what are you doing?"). Sendo que (segundo os próprios criadores do Twitter) esta pergunta é muitas vezes mal interpretada. Ela deveria ser reformulada para "O que você está fazendo de interessante?" ou "O que você está fazendo que recomendaria que outras pessoas fizessem também?".

Então, se você segue uma pessoa que admira, conhece ou é amigo, e esta realiza atividades interessantes, é muito provável que você também se interesse em fazer o mesmo. Por exemplo, imagine que você é fã de um artista. Não seria interessante saber que filmes ele têm assitido, que livros tem lido, a restaurantes tem frequentado?

Pois, devido à novidade do Twitter para muitas pessoas (apesar de ter sido fundado em 2007), resolvi transcrever em português dicas para iniciantes do Twitter algumas escritas por mim e outras compiladas do site Mashable (http://mashable.com/2009/07/20/twitter-new-users).

Dica 1: Encontre pessoas que você conhece e tenha afinidade
Procure pessoas que voce conhece e admira para seguir. Diferente de outras redes sociais, a quantidade pessoas que voce segue nao é um bom parâmetro sobre seu "grau de socialização". O importante é que as pessoas tenham algo a dizer que realmente te interessem.

Dica 2: Instale um cliente Twitter
É essencial que você possua um bom cliente Twitter para utilizar os serviços da melhor forma. A página do Twitter não é atualizada automaticamente, o que obrigará você a pressionar F5 constantemente para saber o que há de novo! Para quem usa Firefox e está iniciando no mundo do Twitter eu recomendo bastante o TwitterFox (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/5081). Ele é bem simples, pequeno e bem eficaz. Para quem já tem alguma experiência e já segue muitas pessoas, eu recomendo o TweetDeck (tweetdeck.com). Ele já oferece bem mais funcionalidades e a possibilidade de organizar grupos de pessoas, fazer buscas por assunto e pessoas na rede Twitter.

Dica 3: Monte uma boa rede
Como eu falei antes, montar uma rede grande não é o objetivo do Twitter. Se você segue muitas pessoas, seu cliente ficará abarrotado de novas mensagens, onde muitas delas não serão interessantes para você! Uma pessoa te seguir não significa exatamente que você também deve segui-la. É normal que você tenha mais pessoas te acompanhando do que o contrário!

Dica 4: Saiba o que escrever
Evite levar a frase "What are you doing?" ao pé da letra. Não escreva simplesmente tudo o que você está fazendo. Antes de escrever, pense "isso que estou fazendo realmente interessa às pessoas que estão me seguindo?". Postar mensagens demais e sem necessidade pode fazer com que alguns de seus seguidores cansem de você e deixem de segui-lo. Cada pessoa deve saber realmente o que é interessante para seu grupo de amigos (seguidores) e uma regra não se encaixa a todas as pessoas.

Dica 5: Textos e URLs curtas
O Twitter só permite mensagens de no máximo 140 caracteres. Então se o mais direto e preciso possível. Apesar de muitos inicialmente acharem que isso é uma limitação, é na verdade uma ótima estratégia. Isso obriga todos a serem breves, fazendo com que em alguns poucos minutos você acompanhe o que dezenas de pessoas (e empresas) estão fazendo, recomendando, anunciando. Para isso um serviço de redução de URLs é muito importante, como o TinyURL (www.tiny.cc) ou o bit.ly. Alguns clientes já encurtam a URL sem que você precise acessar o site deles para tal. Mais uma razão para eu recomendar o TweetDeck que oferece mais essa facilidade!

Dica 6: Uso do arroba
O arroba (@) é usado para mencionar outros usuários. Alguns programas a usam automaticamente quando você clica num usuário e pede para escrever algo para ele. Mas isso não é mandatório. Se você vai escrever, por exemplo, uma mensagem para mim, escreva @alissonbrito ao invés do meu nome normalmente. Isso servirá para que as ferramentas clientes localizem quem é o destinatário da mensagem e a faça ser exibida no cliente na categoria "mentions" (menções), assim a pessoa saberá que você está se dirigindo diretamente para ela.

Dica 7: Uso do "jogo da velha" (#)
Já o "jogo da velha" pode ser usado para indexação de termos de uma mensagem. Palavras chaves podem vir com o # antes da palavra para que ferramentas clientes possam localizar mensagens por assunto.

Agora conhecendo estas dicas, vou escrever no meu Twitter, ressaltando termos que caracterizam os assuntos de minha mensagem e com url reduzida: "Escrevi um #tutorial para iniciantes sobre como iniciar no #twitter".

Nenhum comentário: