quinta-feira, 2 de julho de 2009

Minha experiência por Buenos Aires e a gripe suina

Estive em Buenos Aires há uns 10 dias atrás e me surpreendi com o que vi! Não foi com relação ao pavor da população da gripe suína, mas exatamente pelo oposto, pela total indiferença dos portenhos e da imprensa.
Tanto foi que durante toda a viagem simplesmente me esqueci que a tal gripe existia. Os argentinos parecem fazer isso propositalmente. O comércio super aquecido, muita gente nas ruas, lojas e cafés. Apenas voltando ao Brasil que vi o alarde. Alguns brasileiros usando máscaras e agentes de saúde nos aeroportos. Quando cheguei em João Pessoa, cidade onde moro, que vi que o pavor era maior. Parece que quanto mais distantes estamos dos principais focos, maior o pavor! O mais curioso foi o reporter, com feição de assustado, destacando que já havia dois casos da gripe em nosso estado! Logo em seguida, bem naturalmente, ele anuncia que durante o feriado de São João (cerca de 4 dias) aproximadamente 30 assidentes ocorreram nas estradas ocasionando 7 mortes.
Para piorar, eu saí gripado do Brasil, e voltei até pior de lá, devido ao frio, eu acho. Algumas pessoas até evitaram me visitar ao saber que eu tinha ido à Argentina e estava gripado. Sendo bem pragmático, o índice de mortalidade da gripe suína é o mesmo de uma gripe comum (http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/html/2009/6/ministro_confirma_1_morte_por_gripe_suina_no_brasil_20499.html), então eu estava correndo risco desde o início!
Ontem um amigo, sabendo que estive em Buenos Aires e com passagem marcada para lá também, me questionou se eu considerava seguro ele fazer essa viagem. Então respondi: "Recomendo com toda tranquilidade, só tenha cuidado na estrada no trajeto até o aeroporto, isso sim é perigoso!".

4 comentários:

Lauro disse...

Moro em British Columbia e tive uma impressão bem parecida. Tirando o noticiário logo no começo da gripe, o pessoal ficou tranqüilo. Na verdade, meio puto com a imprensa. Na metade de maio eram 100 casos por lá e quase nenhuma notícia no jornal. Na época comparei o auê da imprensa brasileira com a gripe e o descaso em casos como esse da dengue http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/05/12/ult5772u3945.jhtm Que é um problema recorrente e tinha mais mortes em poucas cidades esse ano do que a H1N1 no mundo...

Magno Logan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente, Lauro, o caso da dengue é vergonhoso, mas como a maioria das mortes são causadas em regiões mais pobres, o alarde é bem menos. Já essa gripe suína ataca a classe média-alta, que viaja para o exterior, ou tem contato com quem viaja. Acho que por isso também o baixo índice de mortalidade, são pessoas bem informadas que sabem o que fazer e têm dinheiro para pagar os bons tratamentos.

christianne disse...

Sobre o alarde que fizeram aqui no Brasil em relação a gripe suina acho que a motivação foi política, pois sabemos que o índice de mortalidade em outras doenças é muito maior e não há a atenção devida ao caso.