quinta-feira, 28 de abril de 2011

O professor e as reuniões

Essa semana eu percebi que não cumpri com várias atividades que eu havia planejado. Resolvi então rever a minha agenda semanal. Sim, eu finalmente consegui usar realmente uma agenda, anotar os compromissos e segui-la. Todos os anos eu comprava agendas em papel, mas nunca tinha disciplina suficiente para anotar todos os compromissos, ou pior, eu não adotei o costume de estar sempre verificando os compromissos vindouros. Graças ao Google Calendar esse problema acabou! Agora tenho meus compromissos na web (ou nas nuvens como a nova onda determina), então eu não preciso levá-la a lugar algum. Posso anotar os compromissos de onde eu estiver, acesso-a via celular e ainda recebo SMS de graça sobre compromissos mais importantes que eu não posso esquecer.

Analisando minha fantástica agenda semanal no Google percebi que a palavra Reunião apareceu 7 vezes. Cada reunião dessas dura no mínimo 3 horas, isso totaliza 21 horas em reunião. Isso é muito mais do que minhas horas semanais em sala de aula (12 horas), ou preparando aulas (umas 6 horas), ou qualquer outra atividade. Contando que cada expediente de trabalho, manhã e tarde, possui 4 horas, isso dá um pouco mais de 5 expedientes de trabalho, ou 2 dias e meio. Ou seja, se numa semana temos 40 horas de trabalho semanal, 50% dela seria gasta com reuniões.

Ótimo, as reuniões são muito importantes! São nelas que as decisões são tomadas, que reunimos os grupos, esclarecemos as dúvidas mais polêmicas e damos nossa contribuição ao grupo. Mas como dar conta de todas as atividades e com tantas reuniões para participar? Eu tenho algumas ideias. Trabalhar a noite, dormir menos, não ter família, filhos nem pensar, levar o computador para trabalhar nas reuniões, simplesmente não ir, ou trabalhar até o último minuto e chegar atrasado às reuniões, com isso você pode ganhar 1 hora em cada reunião, que no meu caso não seria pouco.

Voltando a falar de mim, eu uso um pouco de todos esses artifícios. Falto reuniões, tenho pouco tempo para minha família, chego atrasado em algumas e essa semana eu passei uma reunião quase toda trabalhando. Isso é um mecanismo natural de sobrevivência do professor.
Escrevo isso como uma reflexão sobre como podemos ser produtivos com tantos assuntos de interesse coletivo para resolver. Acho que temos que fazer menos reuniões presenciais, devemos utilizar a tecnologia a nosso favor. Devemos discutir os assuntos pela internet até se esgotar o assunto e deixar as reuniões para as últimas palavras. Se a justiça brasileira faz julgamento por vídeo-conferência, por que não utilizamos essa tecnologia para nossas reuniões?

Bem, se você trabalha comigo e durante uma das reuniões eu estiver trabalhando, não aparecer ou cochilar, desculpe-me, é porque estou aplicando um estilo de trabalho aprendi no livro "The Lazy Project Manager" chamada "Lazy Productiveness", que se refere a ser produtivo com tempo de sobra para descansar e ter uma vida pessoal.

Nenhum comentário: